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Agronomia

Atuação Profissional 

Na formação necessária para a nova concepção do profissional de Agronomia, procura-se identificar os diferentes campos de atuação deste profissional, não deixando de considerar as conquistas de muitos anos de luta da categoria, que se encontram consubstanciadas desde a Lei no 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que “Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, e dá outras providências” e da Resolução no  218, de 29 de junho de 1973 do CONFEA que estabelece as respectivas atribuições profissionais.

O perfil, atualmente exigido para o Engenheiro Agrônomo, é conseqüência de “novos” paradigmas, “novas” demandas e “novos” tempos para empreendimentos agropecuários e agroindustriais, cujas gestões exigem soluções que envolvem aspectos técnicos, sociais e ambientais.

Considerando que os conhecimentos técnicos atualmente mostram rápida obsolescência, considera-se uma formação básica sólida, flexível e com ênfase em processos e formação técnico-científico relacionada aos sistemas agropecuários e agroindústrias, caracterizadas na -compreensão da realidade histórica, política e social, demonstrando a capacidade do profissional de atuar como agente de mudança; -capacidade de adaptar-se a funções diversas e ter consciência de que a formação requer atualização continuada/permanente; -capacidade de tomar decisões técnicas e administrativas; -compreensão dos processos agropecuário, agroindustrial e agroecológico, para diagnosticar problemas e propor soluções dentro da realidade sócio-econômica; - capacidade de análise crítica dos processos agropecuários e agroindustriais; -capacidade de visão holística do processo de desenvolvimento em base sustentável; - habilidade de comunicação – oral e escrita- convencional e eletrônica; - capacidade de valorizar e respeitar o meio ambiente. -capacidade de atuar profissionalmente de maneira a ter uma postura ética.

Desta forma, considera-se como ponto de partida na formação a utilização das habilidades desenvolvidas focalizada segundo a legislação pertinente nos seguintes campos de atuação profissional do Engenheiro Agrônomo, os quais podem ser assim classificados:

  • Geociências Aplicadas, envolvendo, dentre outros:
  • Sistemas, métodos e uso da Topografia;
  • Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto;
  • Georreferenciamento;
  • Desmembramento e Remembramento;
  • Agrometeorologia e Climatologia Agrícola;
  • Agricultura de Precisão

Tecnologia Aplicada, relacionando, inclusive:

  • Fitotecnia
  • Zootecnia
  • Silvicultura
  • Microbiologia e Fitossanidade
  • Receituário Agronômico
  • Fertilizantes e Corretivos
  • Biossegurança, Inspeção, Defesa, Controle e Vigilância Sanitária
  • Classificação, Beneficiamento, Processamento e Conservação de Produtos Vegetais e Animais.
  • Biotecnologia

Engenharia Rural, considerando, dentre outros:

  • Construções para fins Agropecuários, Agroindustriais e Instalações Complementares
  • Estradas Rurais
  • Máquinas, Implementos e Mecanização Agrícola
  • Irrigação e Drenagem
  • Armazenamento, Transporte Produtos Agropecuários
  • Meio Ambiente, relacionando, dentre outros,
  • Preservação e Manejo da Biodiversidade
  • Manejo, Manutenção e Proteção de Ecossistemas e Recursos Naturais
  • Recuperação de Áreas Degradadas
  • Tratamento e Aproveitamento de resíduos e efluentes
  • Controle de Vetores
  • Parques e Jardins

Administração e Economia Rural, enfocando:

  • Política Agrícola, Política Agrária, Desenvolvimento Rural
  • Gestão de Empreendimentos Agropecuários e Agroindustriais
  • Economia, Logística, Marketing, Mercado e Comercialização Agropecuária e Agroindustrial
  • Crédito Rural
  • Associativismo e Cooperativismo ;

Agronomia Legal, incluindo:

  • Avaliações
  • Perícias
  • Mediação e Arbitragem

Percebe-se que este perfil exige uma formação de um profissional capacitado para a concepção e não só para a execução. Além disso, sua formação não pode ser entendida como conclusiva e terminal, mas indutora para a aprendizagem permanente, que se fará ao longo da sua vida profissional, principalmente pela leitura, pesquisa e capacidade de observação e sistematização. Outro aspecto relevante, no Projeto Pedagógico, de caráter institucional, a ser enfatizado é o oferecimento constante de cursos rápidos sobre temas específicos.

Com o objetivo de contribuir com a formação técnica, científica e profissional do discente, as atividades realizadas visaram promover a capacitação acadêmica de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

As atividades realizadas tiveram como objetivos desenvolver competências e habilidades no discente com foco na postura profissional exigida atualmente pelo mercado de trabalho.

A participação conjunta dos docentes nas atividades multidisciplinares teve como objetivo a realidade exigida pelo mercado de trabalho. Procurou-se desta forma desenvolver no discente a necessidade da construção de atitudes e conhecimentos que permitam atender a  demanda crescente de multi-especialistas, opondo-se à tradicional procura de especialistas, exigindo, naturalmente, que o Engenheiro Agrônomo demonstre maior carga de conhecimentos práticos/aplicáveis.

Um aspecto relevante abordado nas atividades foi a necessidade do profissional diagnosticar os problemas e potencialidades de empreendimentos agropecuários e agroindustriais, propondo soluções pertinentes, sempre pautadas na sustentabilidade, e de conformidade com a realidade do produtor/empresa.

As atividades práticas (de campo e laboratório), visitas técnicas, vivências de campo, palestras, Semana Científica e Cultural e estudos de casos, são atividades pertencentes aos conteúdos formativos e desenvolvidas  semestralmente.


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