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Agronomia

Diferenciais

 O maior diferencial do curso de agronomia do Cesep está focalizado no Perfil Profissional do egresso em decorrência dos conteúdos formativos elencados na matriz curricular do curso da Instituição.

Espera-se que o egresso do Cesep ao concluir o curso, possa ter adquirido conhecimentos técnicos científicos, habilidades e competências que lhe possibilite atuar na realidade do agronegócio de forma eficiente ética, uma vez que já é possuidor de um instrumental técnico e de um referencial consistente e atualizado sobre os principais problemas centrais postos pelo agronegócio regional e pela sociedade rural em geral, de maneira abalizar suas intervenções futuras. De forma concreta e mais ampla, ao terminar o curso, o futuro Engenheiro Agrônomo deverá:

  • ter conhecimento da dinâmica do agronegócio, a partir do uso de ferramentas teóricas e metodológicas adequadas,que lhes permitam uma observação concreta da realidade rural;
  • ter compreensão global e integrada dos sistemas de produção, compreendendo também a lógica do agricultor com relação aos seus objetivos e processos de decisão;
  • ter competência técnica no sentido de ser capaz de encontrar respostas adequadas aos problemas que se manifestem dentro do contexto ambiental, social e econômico, bem como da evolução desse contexto, nos seus mais diversos níveis: unidades de produção, localidades rurais, microrregião, região, contexto nacional e internacional;
  • ser capaz de fazer o exercício de multi e transdisciplinaridade, mobilizando os diferentes campos do conhecimento para melhor analisar e propor soluções dos problemas que se apresentam ao processo de desenvolvimento;
  • ser capaz de olhar criticamente a realidade e das questões que dela emergem, considerando sua complexidade, deforma a propor soluções mais eficientes e factíveis, o que remete para o domínio do enfoque sistêmico como ferramenta de estudo dos fenômenos complexos;
  • ter capacidade de escuta desenvolvida,domínio de métodos de comunicação e educativos e dinâmicas de grupo, de maneira a melhor se relacionar com a sociedade envolvida no contexto dos problemas a serem resolvidos e instaurar um processo participativo na busca de resolução desses problemas;
  • ser capaz de desenvolver raciocínio lógico e coerente na análise dos problemas;
  • ser capaz de exercer avaliação constante de sua atuação, uma vez que se insere como ator social do processo de desenvolvimento do curso;
  • ser capaz de estabelecer um certo distanciamento do contexto a ser trabalhado, de maneira a ter melhor clareza do problema a ser resolvido;
  • atuar considerando os atores como um elemento dinâmico e responsável pelo seu próprio desenvolvimento e respeitando suas características sociais, culturais e ambientais.
  • ser capaz de comunicar-se corretamente nas formas que a profissão exige, inclusive escrita.
  • ser capaz de analisar  políticas de desenvolvimento, e compreender, projetar e analisar sistemas, processos e produtos.
  • ser capaz de aplicar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos e diagnosticar os problemas e potencialidades de empreendimentos agropecuários e agroindustriais, propondo soluções pertinentes.
  • ser capaz de elaborar, implantar e gerenciar projetos agropecuários
  • ser capaz de propor soluções técnicas compatíveis com a realidade sócio-econômica e com o desenvolvimento sustentável.

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